Infeções respiratórias em foco

As Prof.ªs Doutoras Raquel Duarte e Cristina Calarasu, respetivamente, secretária e representante de início de carreira da Assembleia de Infeções Respiratórias da ERS, comentam em entrevista alguns tópicos em destaque na sua área de especialização e a importância de discutir estas temáticas.

Quais os tópicos mais interessantes no âmbito das infeções respiratórias que vão ser abordados neste Congresso?

Prof.ª Doutora Raquel Duarte – Recomendo a sessão do estado da arte “Respiratory infections  (5 de setembro, 13:45-15:15), a sessão conjunta “Vaccination and infections” (5 de setembro, 08:30-10:00), e a sessão “ERS Clinical practice guidelines for managing children and adolescents with bronchiectasis”  (5 de setembro, 10:15-10:55). Outra a não perder é a sessão hot topicDigital innovations in tuberculosis and implementation research in the era of COVID-19: collaborative activities between the WHO and ERS” ‘(6 de setembro, 13:45-15:15).

O tema do Congresso é saúde digital. Qual a sua importância para os especialistas em infeções respiratórias?


Prof.ª Doutora Cristina Calarasu –  Profissionais de saúde e doentes em todo o mundo têm utilizado a telemedicina e dispositivos de monitorização de saúde, especialmente nos últimos dois anos, quando o interesse em infeções respiratórias cresceu devido à pandemia de COVID-19, e isso está bem patente nos tópicos do programa do Congresso da ERS de 2021. A saúde digital passou a fazer parte de nossas vidas e, como profissionais, devemos atualizar as nossas competências digitais ao participar neste Congresso.

O que oferece este Congresso aos profissionais em início de carreira que se especializaram em infeções respiratórias?

Prof.ª Doutora Cristina Calarasu –  O Congresso Internacional da ERS é uma oportunidade para se conectarem com profissionais de todo o mundo, especialmente da mesma área. As sessões relacionadas a infeções respiratórias são sempre de grande interesse, que cresceu ainda mais nos últimos dois anos devido à pandemia. Este Congresso também nos dará a oportunidade de interagir com os nossos colegas durante as reuniões da Assembleia e em eventos de networking. Participem, façam perguntas e partilhem connosco as vossas necessidades enquanto membros desta Assembleia. Além disso, visitem o stand  do Comité de Membros em Início de Carreira no World Village.

Próxima notícia