“Participar no Congresso da ERS é uma oportunidade única de aprender com especialistas da área”

Niki Ubags,  chair do Comité de Membros em Início de Carreira da ERS, comenta as mais-valias para os profissionais mais jovens ao participarem no Congresso da ERS deste ano. Em entrevista ao site da ERS, destaca algumas sessões particularmente relevantes, bem como a importância do networking.

O que torna o Congresso ERS único para profissionais em início de carreira?

O Congresso Internacional ERS virtual é a plataforma ideal para profissionais em início de carreira partilharem os seus resultados de pesquisa e interagirem com outros profissionais de saúde respiratória. Participar no Congresso da ERS é uma oportunidade única de aprender com especialistas da área sobre tópicos importantes e os mais recentes avanços em Medicina respiratória.

Além disso,  também oferece aos profissionais em início de carreira a possibilidade de aprimorar as suas habilidades profissionais em diferentes formatos, incluindo skills labs, lungs on fire e challenging clinical cases. O networking é muito importante para profissionais em início de carreira e tem sido bastante limitado, pelo facto de não nos podermos encontrar pessoalmente. Contudo, a natureza virtual do evento deste ano permitirá que os membros em início de carreira – que nem sempre têm a possibilidade de viajar para o Congresso da ERS – participem e interajam com os seus pares e especialistas na área por intermédio da plataforma online. O Congresso possibilita que os profissionais em início de carreira se envolvam ativamente nas sessões e fornece uma plataforma interativa que os beneficiará.

O que os profissionais em início de carreira podem esperar ganhar com a participação no Congresso deste ano?

Se deseja estar atualizado sobre as atividades da sua assembleia, certifique-se de comparecer às reuniões. O simpósio Keys to success in science (15:30-17:00, 7 de setembro) é dedicado aos membros em início de carreira e discutirá oportunidades para que estes se envolvam em atividades da ERS. Durante esta sessão, também será atribuído o Prémio de Membro em Início de Carreira, que em seguida apresentará a palestra Mina Gaga. No final da sessão, os participantes poderão fazer questões relacionadas com o Comité de Membros em Início de Carreira da ERS. 

A plataforma interativa oferece várias possibilidades de networking virtual para profissionais em início de carreira. Certifique-se de que participa nas discussões e considere iniciar uma sobre um tópico científico ou clínico da sua área. 

Na sua opinião, quais os temas mais interessantes para profissionais em início de carreira no Congresso deste ano?

O congresso ERS virtual de 2021 fornecerá excelentes simpósios científicos. Além disso, a pandemia atual destacou a importância da Medicina respiratória como um todo, e as sessões planeadas sobre todos os aspetos da SARS-CoV-2 proporcionarão uma oportunidade única para a troca de conhecimentos entre especialistas na área e todos os nossos profissionais em início de carreira que têm sido muito importantes no combate a esta doença. Destaco também a Early Career Member session (15:30-17:00, 7 de setembro), pois fornecemos uma visão geral das Keys to success in science para os nossos membros em início de carreira. Além disso, atribuiremos o Prémio de Membro em Início de Carreira a um excelente membro que contribuiu significativamente para a Medicina respiratória. Também gosto muito da energia positiva proveniente de discussões aprofundadas durante as sessões de pósteres e comunicações orais.

Próxima notícia